A proposta do parque urbanizado para as instalações dos Jogos Sul-Americanos de Medellín 2010 tem como objetivo qualificar o espaço público através de seus passeios e de sua vegetação diversificada, além de servir como suporte de integração e conexão às suas edificações.
Localizado na unidade esportiva Atanasio Girardot, o Ginásio de Boliche se encontra envolvido por duas praças: uma delas no eixo da rua 30B e outra no eixo da pista do aeroporto. Sem muitos elementos construídos no local ou referências urbanas, a proposta para o novo edifício busca demarcar a esquina na qual está inserido através da implantação de uma peça única, com morfologia simples e contundente repousada sobre o terreno.
A pele externa toda perfurada envolve os programas protegendo e integrando-os. Sua materialidade se transforma, partindo de uma textura mais sólida para maior proteção onde se volta para as ruas e uma textura que vê sua quantidade de perfurações aumentada conforme vai sendo envolvida pelo parque.
O programa está separado em quatro áreas. O principal, a área de competição, fica centralizada e envolvida pelas respectivas áreas de apoio, tendo os serviços administrativos e vestiários integrados e todos voltados para a rua 66B. No lado oposto à administração, há o grande espaço público sendo também o acesso principal do projeto de forma que este esteja diretamente ligado às áreas externas para eventos e atividades voltadas ao público. Interligando estes três blocos, as áreas de estar e descanso que se abrem visualmente para a área de competição e para também para o exterior.
Scenarios IX Medellín 2010 South American Sports Games Architecture, Urbanism and Landscaping International Competition – Bowling Arena
Location: Medellín, Colombia
Year: 2008
Site Area: 4.581m²
Built Area: 1.585m²
Authors:
Daniel Corsi
Dani Hirano
Reinaldo Nishimura
Julio Gaeta
Luby Springall
Collaborators:
Renato Borba, Brenda Ceja, Aarón Jassiel Pérez, Christian Ortega, Jesica Amescua, Julián Galindo, Patricia del Castillo, Xavier Arredondo