A proposta do parque urbanizado para as instalações dos Jogos Sul-Americanos de Medellín 2010 tem como objetivo qualificar o espaço público através de seus passeios e de sua vegetação diversificada, além de servir como suporte de integração e conexão às suas edificações.
O Centro de Natação consiste em quatro volumes dispostos no terreno, interligados por uma praça elevada que estabelece seus acessos e define um elemento de grande destaque na paisagem. Deste modo, entre os volumes criam-se espaços fluidos que garantem a livre circulação dos pedestres no parque e intensificam a relação da edificação com o contexto. Os diferentes tamanhos dos volumes estabelecem uma relação direta de sua escala com os seus usos internos: tipos, tamanhos e profundidade das piscinas abrigadas. A grande placa que configura a base para as piscinas integra e interliga todos os blocos, protegendo também os serviços e os programas de apoio que servem ao público geral.
As peles metálicas, além de proteger o interior destes volumes, expressam o uso das piscinas, imprimindo através de pequenas aberturas o movimento da água. No bloco de competição (nado sincronizado), encontra-se um segundo fechamento interno em vidro, bem como em sua cobertura. Estas superfícies protegem visualmente e acusticamente o interior das áreas das piscinas e os espaços entre os blocos, podendo ter um controle melhor do ambiente conforme as dimensões das aberturas de suas chapas metálicas.
Scenarios IX Medellín 2010 South American Sports Games Architecture, Urbanism and Landscaping International Competition - Swimming Complex
Location: Medellín, Colombia
Year: 2008
Site Area: 13.120m²
Built Area: 4.700m²
Authors:
Daniel Corsi
Dani Hirano
Reinaldo Nishimura
Julio Gaeta
Luby Springall
Collaborators:
Renato Borba, Brenda Ceja, Aarón Jassiel Pérez, Christian Ortega, Jesica Amescua, Julián Galindo, Patricia del Castillo, Xavier Arredondo