“Diante da magnitude absoluta do Tempo, somos arrebatados pelo mistério de nossa própria existência e, conscientes de sua finitude, fazemos do espaço a matéria de nossa permanência. Prontamente, idealizamos nossos sonhos - modestos ou grandiosos, transitórios ou perduráveis, silenciosos ou solenes – e deles levantamos monumentos que, frente à sua beleza, são capazes de nos emocionar. O sentimento que nos provoca a força dessa atitude heroica diante do universo e esse fascínio que nos move frente ao desconhecido faz com que sigamos transformando nossa realidade. Assim, registrando nossas impressões, construímos a memória da humanidade. Talvez seja a isso que chamamos de...Arquitetura.”
(Daniel Corsi)
O Atelier Daniel Corsi é uma base de arquitetura sediada em São Paulo cujas atividades abrangem os campos da Arquitetura, do Urbanismo e do Design, além de Pesquisas Acadêmicas.
Liderado pelo arquiteto Daniel Corsi, atuante desde o início dos anos 2000, o ADC se estrutura como um lugar de encontro de ideias e de aprendizado contínuo de todos aqueles envolvidos em seus projetos. Um atelier que – em sua definição primária – concentra-se no exercício dos fundamentos que definem o ofício da Arquitetura, conduzidos com a profundidade necessária para a sua construção. Um lugar de produção e, principalmente, de criação de novas maneiras de habitar, alcançados por meio de uma sólida responsabilidade sobre as dimensões científicas e sensíveis que toda Arquitetura deve ter.
Considerando a importância da atuação profissional, tanto na Arquitetura como no Urbanismo, o ADC vem construindo uma trajetória definida pela diversidade de trabalhos nos âmbitos público e privado dos mais variados tipos e escalas. Com uma participação numerosa em projetos e concursos, já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais como o 1º Prêmio - Concurso Público Nacional de Projetos de Urbanismo e Arquitetura para o Setor Habitacional QNR 06, na Região Administrativa de Ceilândia – RA IX - Distrito Federal (2018), 1º Prêmio - Concurso Público Nacional para a Nova Sede Administrativa da Câmara Municipal de Porto Alegre (2014), 1º Prêmio - Concurso Público Internacional para o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp (2009), 1º Prêmio - Concurso Público Nacional para o Complexo Trabalhista do TRT-Goiânia (2007) e o 2º Prêmio - Global House International Competition (2005).
Seus projetos já foram expostos no Brasil e no exterior, incluindo as 12ª, 14ª e 16ª Mostra Internazionale di Architettura della Biennale di Venezia (2010, 2014 e 2018) e o DAM - Deutsches Architekturmuseum em Frankfurt (2013), onde a obra do Fórum Trabalhista em Goiânia passou a integrar a coleção permanente.
Suas obras também obtiveram reconhecimentos como a Menção Honrosa no Prêmio AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) em 2012 pelo Fórum Trabalhista em Goiânia e, pelas Casas AV, os prêmios Vencedores do O Melhor da Arquitetura (Editora Abril) em 2013 e do W Award (Ministério da Cultura e Instituto São Paulo de Arte e Cultura) em 2014.
Certo de que a prática da arquitetura também deve estar diretamente vinculada à reflexão acadêmica, o ADC mantém um forte vínculo com pesquisas, workshops e universidades.